
A publicação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026 no Diário Oficial do Estado, sem qualquer veto às emendas propostas pelos deputados, reforça o alinhamento entre o Executivo e o Legislativo na definição das bases do orçamento do próximo ano.
A LDO estabelece as metas fiscais, prioridades do governo e os parâmetros que irão orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). O documento traz regras para gestão de despesas, investimentos, execução de emendas parlamentares e políticas públicas essenciais, além de reafirmar o compromisso do Estado com o equilíbrio das contas e a transparência.
Segundo o governo, as prioridades definidas seguem o Plano Plurianual (PPA 2024-2027) e refletem as propostas discutidas com a população durante as audiências públicas realizadas nas oito regiões do Tocantins.
A sanção integral da LDO agiliza o planejamento e permite que o governo avance imediatamente para a fase final de preparação do orçamento de 2026. Com isso, programas, obras e ações estratégicas podem ser organizados com base em critérios técnicos e responsabilidade fiscal.
Mín. 21° Máx. 33°



