
As fortes chuvas registradas nos últimos dias nas cabeceiras do Rio Tocantins, somadas à abertura controlada de comportas de barragens, continuam provocando a elevação do nível do rio em diversos pontos entre o Tocantins e o Maranhão. O aumento repentino das águas já causa transtornos às comunidades ribeirinhas, que permanecem em estado de alerta.
Na manhã deste domingo (07), o nível do rio voltou a subir de forma abrupta em Itaguatins, surpreendendo barraqueiros que ainda estavam instalados nas praias sazonais. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a água avançando rapidamente sobre as barracas, desmontando estruturas e encerrando de vez a temporada de praias 2025. Em uma das gravações, um dos barraqueiros anuncia o “fim das praias” ao perceber a força da enxurrada.
Na semana passada, em matéria publicada em 3 de dezembro, o Itaguatins Notícias já havia alertado para esse risco. Na ocasião, foi destacado que “as fortes chuvas nas cabeceiras e a operação das barragens poderiam elevar o nível do rio de forma repentina, atingindo barracas, acampamentos e embarcações”.
Os efeitos agora se confirmam. Barracas e pequenos acampamentos instalados em ilhas e margens do rio já foram parcialmente atingidos. Moradores relatam que o volume de água subiu rapidamente, surpreendendo pescadores e famílias que vivem próximas ao leito do Tocantins.
As autoridades reforçam que os ribeirinhos devem evitar deixar pertences próximos à beira do rio e redobrar a atenção com barcos e pequenas embarcações, que podem ser arrastados pela correnteza mais forte. O alerta busca evitar que a população seja novamente pega de surpresa, já que a região vive um período típico de fortes chuvas e novas alterações no regime das barragens podem ocorrer a qualquer momento. As praias Tio Claro e Remansos dos Botos estão encobertas pelas águas em Itaguatins
Mín. 21° Máx. 33°



