
Um ano após o desabamento que interrompeu a ligação entre Maranhão e Tocantins e deixou várias vítimas, a nova Ponte JK, sobre o Rio Tocantins, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), entrou na fase final de construção. O ritmo acelerado das obras reforça a avaliação de que, quando o Governo decide priorizar uma entrega, ela realmente acontece.
A estrutura já começou a receber pavimentação asfáltica — serviço iniciado pela cabeceira no lado maranhense, logo após a conclusão da terraplenagem e compactação.
Segundo o DNIT, 90% da obra está concluída. O vão central já foi totalmente conectado, com todas as vigas e pré-lajes instaladas. Mais de 300 trabalhadores atuam em dois turnos nesta reta final, que inclui a instalação das barreiras de proteção tipo New Jersey, guarda-corpos metálicos e ajustes estruturais antes da prova de carga.
Do lado tocantinense, a terraplenagem continua para permitir o avanço da pavimentação. Com recursos garantidos e execução acelerada, a Ponte JK avança para ser entregue ainda neste mês, restabelecendo em tempo recorde — apenas um ano após o colapso — a conexão rodoviária entre os dois estados.
Mín. 23° Máx. 36°



