
A Polícia Militar do Tocantins divulgou, na última semana , um balanço que mostra uma queda histórica nos homicídios no Estado e lançou oficialmente a Operação Boas Festas 2025, que seguirá em vigor até 6 de janeiro de 2026.
De acordo com a PMTO, os últimos três anos registraram reduções consecutivas nos crimes letais. Em 2023 foram contabilizados 259 homicídios, número que caiu para 147 em 2024 e chegou a 139 em 2025 — o menor patamar da série recente.
A corporação atribui os resultados ao planejamento estratégico e à intensificação das ações operacionais.
O combate ao crime organizado também ganhou força. As apreensões de drogas atingiram 1.374 quilos em 2025, enquanto o número de prisões chegou a 5.324, incluindo 959 mandados cumpridos. Para o comandante-geral da PMTO, coronel Cláudio Thomaz Coêlho de Souza, os dados mostram “a eficácia das estratégias e o compromisso inegociável com a redução da violência”.
Com o aumento do fluxo de pessoas em áreas comerciais e residenciais no fim de ano, a PMTO montou um esquema especial de segurança. A Operação Boas Festas 2025 contará com reforço do efetivo administrativo e operacional, atuando em regime ordinário e extraordinário.
O planejamento inclui ações preventivas e repressivas, blitz educativas, patrulhamento reforçado e presença concentrada em zonas comerciais, locais de grande movimentação e áreas classificadas como “pontos quentes” da criminalidade.
A operação será dividida em três etapas:
Fase Geral: de 4 de dezembro a 6 de janeiro;
Operação Natal Seguro: 24 e 25 de dezembro, com foco na segurança durante as celebrações natalinas;
Operação Réveillon: de 31 de dezembro a 1º de janeiro, priorizando eventos públicos e áreas de grande aglomeração.
O objetivo é reduzir crimes, acidentes e violência no trânsito, garantindo um fim de ano mais seguro à população.
“Queremos que todos os tocantinenses celebrem o Natal e o Réveillon com tranquilidade. Nosso efetivo estará nas ruas para prevenir crimes e proteger a população”, reforçou o comandante-geral.
(ASCOM PMTO)
Mín. 22° Máx. 33°



