
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro), entregou em 2025 kits de hortifrúti e sementes de arroz, feijão e milho para 42 mil agricultores familiares em diversos municípios. Ao todo, foram distribuídas 200 toneladas de sementes. O programa Mesa Farta, criado em 2019, tem o objetivo de fortalecer as comunidades rurais, garantir alimentação de qualidade e melhorar a renda das famílias do campo.
Nesta sexta-feira, 28, mais uma etapa do programa foi realizada no projeto Mãos que Criam, no Aureny I, em Palmas. As sementes foram entregues pelo coordenador do Mesa Farta, Geilson Silveira, acompanhado do secretário-executivo da Setas, Washington Vasconcelos, pasta responsável pelo projeto.
Durante a entrega, Geilson Silveira destacou que o programa incentiva o plantio com sementes de qualidade e ajuda a melhorar a alimentação e a renda das famílias.
“Essa é uma ação importante para fortalecer o trabalho dos pequenos produtores”, afirmou.
Produtores comemoram
O agricultor João Batista da Silva celebrou a chegada dos kits. “Nossa horta estava parada. Agora vamos retomar o plantio e garantir alimento na mesa”, disse.
A produtora Fernanda Kambya também destacou o impacto positivo. “Além de reforçar a alimentação da comunidade, ainda podemos ganhar um dinheiro extra com a venda do que produzirmos”, contou.
Sobre o Mesa Farta
O Mesa Farta apoia diretamente os agricultores familiares com a distribuição de insumos e kits de sementes de grãos e hortaliças. O programa busca ampliar a produção, diversificar as lavouras e incentivar práticas mais eficientes no campo, garantindo tanto geração de renda quanto segurança alimentar para as famílias rurais.
Mín. 23° Máx. 35°



